NOVIDADES:

II Mega Assalto à Aguieira - 22, 23, 24 de MAIO


sábado, 9 de fevereiro de 2008

BARRAGEM DA AGUIEIRA



A Barragem da Aguieira situa-se no leito do Rio Mondego, a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do Rio Dão, situando-se nos limites do concelho de Penacova, no Distrito de Coimbra, e do concelho de Mortágua, no Distrito de Viseu. Concluída no ano de 1979, entrou em funcionamento no ano de 1981.
Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contra-fortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura e a sua largura é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de energia hidroeléctrica, a irrigação agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do Baixo-Mondego.
A sua albufeira estende-se pelos concelhos de Penacova, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, correspondendo a uma área inundada de 2.000 hectares. Através de sua albufeira, estabelece-se o fornecimento de água aos municípios vizinhos, designadamente à cidade de Coimbra. Ainda que com algumas restrições, nas suas águas desenvolvem-se várias actividades de recreio e lazer, tais como a pesca, banhos e natação, navegação à vela e a remos, pelo que não é de admirar a alta afluência de pessoas que a ela se dirigem.
Quanto à pesca por estas paragens é feita com bóia, ao fundo com as “engodeiras” e ultimamente já se começa a pescar com boillies na modalidade carpfishing. O Carpfishing começa a desenvolver-se muito rapidamente em Portugal e os praticantes desta modalidade aumentam substancialmente de dia para dia. As marcas começam a ser conhecidas pelos pescadores e as lojas começam a abrir aos poucos. O mais difícil para nós é mentalizar os pescadores para a prática de pesca sem morte. Não está enraizado ainda em Portugal este tipo de pesca e talvez por isso, quando nos vêem a devolver uma carpa à água nos chamem de tontos e nos perguntem: “Para que é que vêm pescar se não levam o peixe para Casa.”. A Carpa é a Rainha desta barragem tanto em quantidade como em tamanho. O Record desta Barragem segundo dizem é de aproximadamente 22 Kg e foi pescada por uma mulher há alguns anos. Há também conhecimento de exemplares com 10, 12 e 15 kilos infelizmente todas com morte. Há que mudar mentalidades e por isso temos um pequeno grupo de praticantes de carpfishing que aos poucos começa a mudar o espírito das pessoas em relação à pesca da carpa na modalidade de carpfishing. Temos amigos em vários países que praticam o carpfishing mesmo em Portugal como é o caso do campeão nacional Sílvio Penedo, que consideram que esta barragem tem enorme potencial. Há quem considere que poderão existir exemplares com mais de 25 kg e que se as coisas forem bem feitas poderá haver condições na Aguieira como há em Mequinenza. Será bom para o turismo, será bom para o carpfishing e acima de tudo será bom para as carpas que poderão crescer em toda a sua plenitude e atingir pesos que muitos pescadores portugueses julgam impossíveis de atingir.



Os Piratas da Aguieira

Sem comentários: